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Estudos do meio

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#vem

coma

fuga

É preciso sair com os alunos para o mundo, seguindo passo a passo suas questões mais urgentes, oferecendo a eles oportunidade de se tornarem protagonistas de sua própria aprendizagem.


Com o avanço tecnológico e o conhecimento ao alcance de um clique no computador, os estudos de meio tornam-se ferramentas poderosas na fixação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. 


Através de vivências, brincadeiras, oficinas em espaços diferenciados que privilegiam as relações interpessoais, recriam-se ambientes, épocas e experiências que ficarão para sempre marcados na memória dos alunos.


Existem possibilidades inesgotáveis para os estudos de meio. Podem ser feitos em um dia, quando iremos visitar desde redações de jornais, indústrias, zoológicos, teatros, museus, centros de pesquisas astronômicas e tudo o mais que a prática educacional exigir. 


Ou podem também ser realizados com pernoites, quando então diversas disciplinas serão abordadas, tornando o estudo mais rico e com um grau de aproveitamento melhor.

roteiros
com pernoite
#vemcomafuga

A fuga tem um destino ideal para cada faixa etária. confira.

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino médio

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Física, história, ciências, biologia, botânica, literatura, artes, educação ambiental, geografia e línguas. 

ILHA GRANDE/RJ

A Ilha Grande é a terceira maior Ilha do Atlântico, e representa uma área de extrema importância para a preservação ambiental, oferecendo uma situação muito propicia ao desenvolvimento de estudos ambientais pela grande diversidade de ecossistemas associados. 


Este roteiro pode ser conjugado com uma visita a Parati, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer este patrimônio colonial preservado, e também toda a parte histórica ligada ao período monárquico. Uma visita à Usina Nuclear enriquece o estudo, abrindo possibilidades para a comparação entre uso de energias.


Este roteiro foi elaborado para trazer aos alunos conhecimentos in loco de Biologia, Física, História, Botânica e Ciências em geral. Através de dinâmicas e estudos orientados, e em parceria com o conteúdo oferecidos pela escola, nossa equipe trabalha com um método onde o aluno interage com o meio e aprende se divertindo. A proposta básica é despertar nos alunos o interesse pela preservação e conservação de nossos recursos naturais e pelo meio ambiente como um todo.

BARRA BONITA E BROTAS

Uma visita à Barra Bonita possibilita um estudo variado: a Usina da Barra (principal produtora de açúcar e álcool do país), a produção de argila, a Eclusa da CESP (a mais antiga em funcionamento na América do Sul), que permite um passeio em navio, realizando a eclusa para transposição do desnível de 26 metros entre a vazante do Rio Tietê e a Bacia de acumulação da hidroelétrica, além de museu e pontos turísticos.


Em Brotas visitaremos o C.E.U, complexo astronômico composto de um observatório, um auditório e uma réplica do planetário de Stonehenge. 


É um projeto audacioso e inovador, com equipamentos modernos, robotizados, direcionados totalmente para estudantes, e que oferece programas de estudo especialmente desenvolvidos de acordo com os conteúdos pedagógicos de cada série, com assessoria dos astrônomos. Reduto dos esportes de aventura, a cidade também oferece opções de estudo, como a Usina de Corumbataí, o Laticínio Tavolaro, além das inúmeras trilhas margeando o Jacaré Pepira, bem preservado, com belas cachoeiras, e com uma rica biodiversidade. 

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino infantil, fundamental e médio 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Astronomia, ciências, história, geografia, artes, biologia, física, educação ambiental, ecologia.

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino fundamental e médio

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Ciências, geografia, biologia, economia, artes, línguas, ética, matemática. 

BRASILIA/df

O objetivo principal deste estudo é conhecer a capital do Brasil, centro das decisões e da organização política de nosso país. Através de visitas aos principais pontos turísticos da cidade, os alunos conhecerão suas características urbanas e arquitetônicas. Na visita ao Congresso Nacional, irão assistir a uma sessão e avaliar a importância do poder executivo para o país. 

CIDADES HISTÓRICAS/MG

Quando andamos pelas ruas íngremes de Ouro Preto, e conhecemos o rico patrimônio arquitetônico, histórico e cultural, é que podemos entender muito bem nosso presente. É no passado que encontramos as raízes de nossa história, e podemos entender bem nosso futuro. Através de um passeio de Maria Fumaça, viajamos no tempo.


Em Mariana, conhecemos a extração de minerais. Em Congonhas do Campo, as obras do Aleijadinho. Em Tiradentes e São João Del Rey conhecemos a arquitetura colonial nos casarios antigos e preservados. 


Este é, sem duvida, um dos mais ricos estudos de meio, e que provoca nos alunos uma investigação constante sobre nossa história, e uma reflexão profunda sobre a necessidade de preservação deste rico patrimônio

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino fundamental e médio

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
História, geografia, geologia, ciências, artes, literatura, língua portuguesa, educação ambiental.

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A QUEM SE DESTINA:
Fundamental II e ensino médio

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Artes, história, urbanização, física, matemática, religião, mobilidade, meio ambiente, educação ambiental, patrimônio histórico, geografia, ciências, línguas. 

CURITIBA/pr

Uma das metrópoles brasileiras mais prósperas, organizadas e com melhor qualidade de vida. Curitiba é exemplo mundial em soluções de urbanismo, educação e meio ambiente. Criatividade premiada internacionalmente em soluções de urbanismo, Curitiba exporta tecnologia de transporte urbano e é exemplo para outras capitais. O desenvolvimento planejado, educação ambiental e preservação do patrimônio histórico são conceitos que podemos trabalhar neste roteiro. Todas as religiões estão representadas na cidade, num exemplo de ecumenismo e respeito.

ILHA DO CARDOSO E CANANEIA/sp

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso é integrante do complexo estuário Lagamar de Iguape, Cananéia e Paranaguá. Considerado um dos principais criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul, abrange a maior área continua de Mata Atlântica existente no Brasil, e uma das mais importantes reservas de água doce.


No Parque encontramos todos os tipos de vegetação da Mata Atlântica costeira, que proporciona uma variedade de ambiente e rica diversidade biológica.   


Cananéia nos remete ao passado, com um rico e preservado conjunto arquitetônico, e diversos passeios pelas trilhas de mata.

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino fundamental e médio 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Ciências, história, biologia,
botânica, educação ambiental, geografia.

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino fundamental e médio

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Educação ambiental, ciências, botânica, biologia, geografia e história.

ITATIAIA/rj

O Parque Nacional de Itatiaia é uma Unidade de Conservação federal que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos os seus patrimônios cultural e natural. Sua paisagem é alpina, com temperaturas baixas e nevascas ocasionais no alto das montanhas durante o inverno. 

PARATI/rj

Parati, bela cidade colonial considerada Patrimônio Histórico Nacional e Mundial, preserva até hoje seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Andar pelo centro histórico é entrar em outra época, dos engenhos de cana de açúcar, do porto por onde se escoava das Minas Gerais o ouro e pedras preciosas que embarcavam para Portugal. 


Neste estudo, podemos conhecer o Caminho do Ouro, uma autentica fazenda de café, cachoeiras, aldeias indígenas e também um teatro com show de bonecos.

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino fundamental e médio 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
História, ciências, biologia, botânica, literatura, artes, educação ambiental, geografia e línguas.

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino fundamental e médio

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Artes, ciências, geografia, geologia, historia, biologia, botânica, ecologia, educação ambiental e educação física. 

PETAR - PARQUE ESTADUAL TURISTICO DO ALTO RIBEIRA/sp

O PETAR situa-se na região do Alto Ribeira, e é um dos mais antigos do Estado de São Paulo, visando resguardar e proteger o rico patrimônio natural da região.


É representado pela importante biodiversidade dos remanescentes de Mata Atlântica, pelos sítios paleontológicos, arqueológicos e históricos, e por abrigar uma das províncias espeleológicas mais importantes do Brasil, com mais de 250 cavernas cadastradas. 


Hoje, com as novas regras de visitação visando principalmente à preservação dos locais de visitação, é obrigatório o acompanhamento de guias locais credenciados, e de agencias qualificadas.

PETRÓPOLIS/rj

A visita a estas cidades torna o estudo inesquecível, levando-se em conta a arquitetura das casas e construções, os jardins, as características culturais ligadas ao nosso passado e o patrimônio histórico.


Passear pelas trilhas de Mata Atlântica no Vale da Estrada Real ou caminhar pela primeira calçada do Brasil, visitar os prédios históricos, tudo nos remete ao passado tão importante da história do Brasil, ligado à monarquia e ao descobrimento.

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino fundamental e médio 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
História, geografia, educação ambiental, ecologia, ciências, línguas, artes, estatística e matemática.

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino infantil, fundamental e médio

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
História, geografia, educação ambiental, botânica, ecologia, ciências, física, línguas, artes, literatura, educação física, astronomia, estatística e matemática. 

SÃO PAULO

A história de uma cidade pode ser ensinada através de seus marcos históricos, ou seja, dos estilos arquitetônicos, logradouros, prédios públicos, religiosos, comerciais, esportivos e de lazer. Se conhecer tal marcos é uma forma de compreender a história da cidade, fazendo com que um simples passeio por algumas de suas ruas se transforme numa ”viagem no tempo”, isso só será verdadeiramente produtivo se acompanhado de informações relativas ao seu valor no momento em que foram concebidos e, ao longo de sua existência. 


O Projeto São Paulo foi criado para atender a todas as escolas que buscam, na cidade de São Paulo, conhecer os pontos de turismo pedagógico, cultural, ou apenas de lazer. Neste sentido, estamos oferecendo diversas opções de roteiros, que foram criados de maneira lógica, para que o tempo fosse aproveitado de forma totalmente eficiente, e adaptados de acordo com as abordagens pedagógicas determinadas pela coordenação de sua escola. 

SANTOS/sp

Atrativos culturais e históricos não faltam em Santos, uma das primeiras vilas do Brasil, que conta importantes trechos da história do país em edifícios, casas, monumentos e igrejas, situados principalmente no Centro Histórico da cidade. O apogeu da economia do café, na Bolsa Oficial de Café, a Independência do Brasil, no Panteão dos Andradas, e o marco inicial da povoação da cidade, no Outeiro de Santa Catarina. Sem contar museus, como de Arte Sacra, Memória Esportiva, do Café, dos Transportes, do Porto, do Mar, de Pesca, livrarias, bibliotecas, eventos e espaços culturais, cinemas, shows, bienais de arte e festivais de música e teatro. 


O Porto de Santos, o maior da América Latina, pelo qual chegou, no final do século XIX e na primeira metade do século passado, a maioria dos imigrantes que formaram e construíram o Brasil, como italianos, portugueses, espanhóis e japoneses. Um passeio de bondinho nos levará aos principais pontos no centro velho. Esse passeio pode ser conjugado com uma visita à Paranapiacaba (antiga vila inglesa), ou então à Usina de Cubatão.

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino fundamental e médio 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
História, artes, literatura, geografia, educação ambiental, ecologia, ciências, línguas.

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino fundamental II e médio

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
História, geografia, educação ambiental, ecologia, botânica, biologia, ciências, estatística.

CAPITÓLIO/MG

Esta pequena cidade engloba uma das mais ricas áreas de estudo e preservação ambiental da Serra da Canastra, com vegetação, fauna e flora típicas de cerrado. Pontos que serão visitados: 


PARAÍSO PERDIDO: verdadeiro patrimônio da natureza, localizado em um vale possui quedas de águas límpidas e cristalinas, que correm sobre pedras de quartzito predominantemente branco, numa região de cerrado. Os estudos realizados consistem em: Introdução à Geologia local através de observação dos paredões rochosos, estudos de flora e fauna do cerrado, atividades lúdicas com os temas, identificação de árvores e espécies específicas do cerrado.


TRILHA DO SOL: Local para conhecer a flora do cerrado. São 4 trilhas  fascinantes, pois sempre levam às mais refrescantes piscinas naturais com águas cristalinas, onde é possível observar os peixes e se banhar após as caminhadas. 


USINA HIDRELÉTRICA DE FURNAS: localizada no curso médio do Rio Grande, em Minas Gerais, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas". Os alunos vão participar de uma palestra, com demonstrações através de maquetes, observarão a sala de controle e visitarão as instalações da usina, além de conhecer o projeto de repovoamento de peixes no lago, na Estação de Piscicultura de furnas.


PASSEIO DE CHALANA: essa é uma atração a parte neste roteiro. Vamos navegar entre paredões de rochas e nos refrescarmos nas cachoeiras de águas cristalinas que deságuam no Lago de Furnas.

SITIO DO CARROÇÃO/sp

Localizado numa área de mata atlântica, em meio a bosques e gramados, o SÍTIO DO CARROÇÃO é considerado exemplo, com projetos pedagógicos diferenciados, equipe de monitoria altamente qualificada, e atrações bastante interessantes, como  sítio arqueológico com fóssil do tiranossauro rex, caverna artificial, minizoológico e aquário de peixes brasileiros e jacarés.

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino infantil, fundamental e médio 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Ciências, botânica, física, biologia, história, geografia, ecologia, planejamento ambiental,
preservação, artes.

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino fundamental e médio

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:Geografia, história, educação ambiental, botânica, ecologia, ciências, línguas, artes.

SOCORRO/sp

As atividades de estudo do meio, ou educação ambiental, que serão desenvolvidas tem por objetivo geral caracterizar e elucidar as questões ambientais existentes e a abordagem quanto a sustentabilidade nas áreas técnicas onde essa prática é monitorada. Desta forma, os alunos poderão verificar na prática o manejo sustentável que envolve as diversas áreas do conhecimento com relação ao meio ambiente natural. 

UBATUBA/sp

Localizada numa costa bastante recortada na Serra do Mar, Ubatuba oferece diversas possibilidades de estudo, em função principalmente dos costões rochosos, região preservada de mangue, e a flora e fauna típicas de Mata Atlântica.


Principais pontos de estudo:  


PARQUE ESTADUAL DA ILHA ANCHIETA – PEIA (ILHA ANCHIETA): Além de proteger as riquezas naturais, o PEIA preserva e restaura o rico patrimônio histórico natural representado pelas ruínas do presídio que funcionou de 1904 a 1955.
O acesso é feito por barco numa viagem de 30 a 50 minutos partindo da Marina do Saco da Ribeira.


NÚCLEO PICINGUABA: É um dos núcleos de desenvolvimento e interpretação do Parque, com uma área de aproximadamente 8.000 ha, localizado no extremo norte do litoral paulista, no Município de Ubatuba.
Picinguaba é o único ponto do Parque Estadual da Serra do Mar que atinge a orla marítima, Trata-se de um projeto piloto no manejo de um parque, conciliando em seus objetivos de conservação ambiental a difusão e valorização da cultura caiçara, representada nessa região por inúmeras comunidades de pescadores artesanais que vivem entre Picinguaba e Parati. 


AQUÁRIO DE UBATUBA: O Aquário de Ubatuba é um empreendimento privado, fundado em Janeiro de 1996 por um grupo de oceanólogos.
Ele oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada (entre eles um dos maiores tanques marinhos do Brasil, com 80.000 litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos.


PROJETO TAMAR: Executado pelo IBAMA em parceria com a Fundação Pro -TAMAR, monitora mil quilômetros de praia, com 22 bases cobrindo oito estados brasileiros. 90% das pessoas envolvidas nesse trabalho são membros das comunidades onde as bases estão instaladas. 

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A QUEM SE DESTINA:
Ensino fundamental e médio 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
ciências, biologia, botânica, zoologia, geografia, educação ambiental, ecologia, artes, história,
línguas e física.

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